domingo, 7 de abril de 2019

PROJETO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE


Objetivos do Projeto a ser implantado
Os objetivos do projeto são: ensinar inglês para crianças que permanecem na escola em tempo integral, prover um ambiente de aprendizagem de maneira lúdica em imersão em língua inglesa, desenvolver interesse do aluno pelo conhecimento cultural e linguístico da língua e contribuir para a formação e desenvolvimento pessoal, físico, social e emocional dos alunos ampliando seu entendimento de mundo.

Público
O projeto de educação bilíngue foi desenvolvido para atender os alunos de educação infantil ou de 1 a 7 anos de idade, de ensino regular e integral de escolas públicas ou privadas. Muitos alunos hoje permanecem na escola envolvidos em atividades extracurriculares no tempo oposto ao ensino regular. Alguns alunos de ensino privado por uma questão de logística acabam não saindo da escola para atender aulas em outras escolas de idiomas, pensando nisso e na grande importância da língua inglesa nos dias atuais, é que desenvolvemos o projeto de educação infantil, que pode ser implantando nas escolas, onde o aluno aprende outro idioma sem sair da própria escola, facilitando para os pais e para o desenvolvimento do aluno em si, sem sair do ambiente em que está familiarizado.

Metodologias usadas
 A abordagem comunicativa no ensino de línguas parte de uma teoria da linguagem como comunicação e o objetivo é desenvolver a competência de se comunicar, o processo de aprender uma língua materna é ouvir primeiro e depois começar a falar, e o método Audiolingual reforça que uma nova língua é ouvida pela primeira vez e exaustivamente perfurado antes de ser falado ou escrito
Com CLT (ensino de linguagem comunicativa) é possível colocar os alunos em várias situações de uso, como convidar para brincar, pedir ajuda, fazer uso de expressões idiomaticas e também usando material autêntico, que pode ser extremamente motivador e a lista de textos evídeos autênticos é interminável e coloca o aluno em situações reais de uso. Outro método de abordagem alternativa é o TPR (Total Physical Response), seguindo a mesma ideia de “escutar primeiro e depois começar a falar”, é muito eficiente principalmente com crianças,  aprendem com seus próprios corpos e também pode se divertir muito na aula. O TPR pode ser usado como aquecimento, comandos gerais ou novos comandos e outra possibilidade é combinar músicas ou canções de ninar com este método. Understanding the World, dentro das salas ambientadas para o desenvolvimento do projeto existe o UNDERSTANDING THE WORLD, “cantinho do entendimento”, onde mensalmente mudamos o tema, por  exemplo: JAPAN, os alunos são expostos a objetos originários do Japão, HOSPITAL, são expostos a utensílios usados no hospital. (Materiais de brinquedo neste caso). MARKET, são expostos a frutas e legumes reais.

Planejamento das aulas
Baseado no ensino lúdico, onde os alunos aprendem através da interação, com brincadeiras, música, vídeo, rhymes, crafts e etc.  As atividades trabalhadas são planejadas mensalmente afim de inserir conteúdo cultural, atual e temático como comemorações nacionais e internacionais, estações do ano, novos vocábulos e etc.  O material para o desenvolvimento das aulas, impressões, crafts, mini-livros e atividades em geral, papelaria, tinta, lápis, atividades extras são providenciadas pela escola, os livros em inglês, cards, games, objetos (bus bus, shake shake) vídeos são de minha propriedade.

Desenvolvimento das aulas
A rotina é diariamente 2hrs e 30 minutos, onde os alunos fazem atividades do cotidiano, o almoço é servido em inglês, bem como acompanhamento na escovação dos dentes, as aulas são  em imersão na língua inglesa, isto é, 12horas e 30 minutos por semana em um ambiente onde os alunos realizam atividades 100% em inglês, por meio de oficinas didáticas com uma rotina que permite, através de atividades envolventes, que o aluno construa sua aprendizagem com situações reais, atividades motivadoras e de maneira eficaz para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, exemplo: ( pedir para amarrar o cadarço, ir ao banheiro ou beber água) A rotina é alterada quando necessário e de acordo com o número de alunos e o espaço físico.
Exemplo de rotina
12h20 – Lunch time – Almoço servido em inglês, suco e sobremesa.
12h50 – Higiene – Escovação de dentes, troca de roupa, organização dos alunos.
13h15 – Circle time – Momento de sentar, cantar, conversamos sobre feelings, montamos o calendário, falamos sobre o tempo, explorando vocabulário relacionado a weather, days of the week, month e etc. Neste momento introduzimos um novo tema ou realizamos um game ou outra atividade relacionada ao tema que estamos trabalhando.
13h30 – TPR – Total Physical Response é uma ferramenta de motivação, trabalhando listening em vídeos, musicas, games, por exemplo: Teacher Says, em forma de repetição os alunos atendem aos comandos de maneira divertida em forma de mimica: Simon Says, Simon Says: Touch your toes ( toque nos dedos dos pés), Jump 3 times ( pule 3x), Comb your hair (penteie o seu cabelo), bush your teeth (escove os dentes).
13h45– Table time – Neste momento os alunos fazem atividades diversas, crafts, pintura, colagem, desenhos, assistem um vídeo temático, tudo relacionado ao conteúdo que estaremos trabalhando, por exemplo: Mother’s Day, confeccionam um card ou um craft e levam para casa.
14h15 – Circle time II – Trabalhamos vocábulos novos, com leitura de cards (ilustrados), rhymes, songs, tongue twister, word of the day, come and point, show and tell  ou Story telling (conto uma história) com felt board, fazemos o bus bus astronaut (trabalhamos perguntas e respostas sobre o tema que estamos aprendendo)
14h40- Play time ou Video time – tempo para os alunos brincarem (games), outdoor games no playground ou duck duck goose, Mr. Shark, Blind Snake, Free play no UNDERSTANDING CORNER ou assitem um cartoon (desenho sobre o tema do mês.
14h50 – Finish Class – os alunos voltam para casa.

Avaliação dos alunos
Evidenciar o melhor de cada aluno promove a autoestima e confiança. Acredito que o feedback positivo é uma ferramenta eficaz e importante para a conscientização do aluno de onde ele precisa melhorar e como fazer isso acontecer, gerando motivação e melhor desempenho quando é realizado com o propósito de engajar o aluno e construir confiança entre professor e aluno. “O feedback eficaz deve ser: assertivo, respeitoso, descritivo, oportuno e específico. ” (ZEFERINO, DOMINGUES e AMARAL, 2007), sendo assim a medição de desempenho deve ser construtiva e encorajar o aluno a ser protagonista do seu próprio aprendizado.
A participação dos pais é essencial quando se diz respeito a motivação do aluno, pensando nisso, dentro do projeto existe o Month’report, onde é informado aos pais mensalmente o que o aluno bilíngue esta aprendendo naquele mês. Veja o modelo:
MONTH’S REPORT – Bilíngue
No mês de maio, através de atividades, crafts e songs, aprendemos:
Songs: What is there in the baby soup? (Traduzimos a song “O que é que tem na sopa do neném? ”), Skidamarink e Mother’s day songs
Nursery Rhymes: Five little monkeys swinging in the tree – confira no: www.supersimpleonline.com .
Calendar: No circle time (roda da conversa) montamos o calendário contendo: dias da semana, mês, dia do mês, estação do ano e o tempo (sunny, cloudy, rainy e snowy).
Feelings: Trabalhamos adjetivos (pretty, fashion, beautiful, kind, cute, wonderful, angry, cool, nice e etc)
Bus Bus Astronaut: Na nosssa rotina, está incluso o momento “question of the day”, onde trabalhamos perguntas e respostas, por exemplo: “How is your mom? ” “My mom is… (usando ajetivos)
Mother’s day symbols:  Heart, Love, flowers, gifts, Family e etc.
All about me – parts of the face and body
Vegetables and Fruit – apple, pineapple, papaya, strawberry – zucchini, potato, eggplant e etc
Review – Revisamos alguns toys – train, plane, ball, doll, puzzle, memory games, car, kite e etc.
Personal Information – Abordamos as características físicas bem como informações pessoais e descritivas, por exemplo: I am 5 years old, I have green eyes, I like..., I love...  I don’t like... e etc.
5 senses – Aprendemos sobre os cinco sentidos:  see, hear, smell, touch and taste (ver, ouvir, tocar, cheirar e gosto)
Good manners– Sempre conversamos sobre a importância do good behavior, ser educado e usar as magic words.
Games: Musical chairs, Mr.Crocodile May I cross the river? e There are 10 in the bed, duck duck goose e This is my ball.
Classroom language: Tie my shoes? please, May I go to the bathroom? Stand Up, Have a seat e etc.
Understanding the world: GARDEN, os alunos exploraram os itens relacionados a jardim, entendendo como as plantas crescem e que precisam para sobreviver.
Rules: Don’t run, Don’t scream, Be nice, Play together, Help others e etc.


            Especialistas afirmam que quanto mais cedo o aluno aprender mais eficaz é o aprendizado. A primeira infância é a fase onde as crianças aprendem mais rápido sem vicio de linguagem com melhor desenvolvimento da pronuncia. Além de abrir portas para um mundo rico em conhecimento e cultura, aprender outro idioma possui benefícios, segundo pesquisadores, aprender outro idioma melhora o aprendizado de outras áreas como matemática, e o raciocínio rápido, aumenta a autoconfiança, retarda doenças neurológicas. A Academia Americana de Neurologia também descobriu que aprender outra língua aumenta as conexões entre os neurônios e torna a pessoa capaz de processar informações por vários canais diferentes, ligando o bilinguismo ao retardamento do Mal de Alzheimer. Os benefícios não param por aí, aprender inglês ajuda na vida pessoal, profissional e acadêmica, colaborando assim para a vida e futuro dos aprendizes.

Referências
GADOTTI, Moacir; ROMÃO. E. José. Autonomia da Escola: Princípios e Propostas. 4ed – São Paulo: Cortez, 2001.
LEVENTHAL, Lilian Itzicovith. Inglês é 10: O ensino de inglês na Educação infantil. 1. Ed.- São Paulo: Disal, 2006.
SCRIVENER, J. (2005). Learning teaching. (2nd Ed.) Oxford: Macmillan.
ZEFERINO, A. M. B.; DOMINGUES, R. C. L.; AMARAL, E. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.31, n. 2, p. 176-179, 2007
Disponível em: https://awebic.com/educacao/beneficios-aprender-outra-lingua/. Acesso em: 9 de junho 2018.